Quem nunca levou um susto ao ver a conta de luz no final do mês? Se isso acontece com você, calma! Existe um benefício governamental que pode ser uma ajuda e tanto. Vamos te mostrar tudo sobre o Desconto na Conta de Luz e como ele pode descomplicar o orçamento de inúmeras famílias brasileiras.
Por Que o Desconto Existe
O governo lançou esse programa para ajudar famílias que enfrentam dificuldades financeiras. Com a redução dos gastos com eletricidade, essas famílias ganham um alívio nas finanças, permitindo que priorizem outras necessidades, como a alimentação.
VER MAIS SOBRE O BENEFÍCIOA tarifa social é destinada a famílias com uma renda per capita igual ou menor que meio salário mínimo (R$706). Para descobrir isso, some a renda de todos os moradores da casa e divida pelo total de pessoas que vivem nela.
Pessoas com deficiência e idosos com 65 anos ou mais que recebam o BPC (Benefício de Prestação Continuada) também têm direito ao benefício.
Como Garantir o Desconto Passo a Passo
Para se qualificar para o desconto na conta de luz, é necessário estar no Cadastro Único ou receber o BPC. Ainda não se inscreveu? Vale a pena, pois isso pode abrir portas para outros benefícios sociais.
Se você já está cadastrado e se enquadra nos requisitos, o próximo passo é visitar um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em sua cidade. Lá, você se informará sobre a Tarifa Social e seguirá as orientações para solicitar o desconto.
Economias Que Podem Fazer a Diferença
Se você se encaixa nos critérios, o desconto dependerá do seu consumo mensal de energia elétrica:
- Até 30 kWh por mês: 65% de desconto
- De 31 kWh a 100 kWh: 40% de desconto
- De 101 kWh a 220 kWh: 10% de desconto
Para famílias indígenas e quilombolas, o benefício é ainda mais vantajoso: isenção total para consumos de até 50 kWh mensais, além dos descontos regulares para consumos mais altos.
VER COMO CONSEGUIR ESSE BENEFÍCIOAproveite essa oportunidade! Reduza os gastos na conta de luz e utilize essa economia em outras necessidades essenciais!