Introdução ao Texto Dissertativo-Argumentativo
O texto dissertativo-argumentativo é uma das formas mais comuns de redação solicitadas em exames e concursos no Brasil. Esse tipo de texto demanda que o autor não apenas discorra sobre um tema, mas que também apresente argumentos sólidos em defesa de seu ponto de vista. O que diferencia o texto dissertativo-argumentativo de outros formatos é precisamente a combinação de exposição e argumentação, o que requer habilidade em articular ideias de forma clara e coesa.
Em se tratando de provas como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a capacidade de elaborar um bom texto dissertativo-argumentativo pode ser crucial. Essa avaliação pede que os candidatos demonstrem competência não apenas no domínio da norma padrão da língua portuguesa, mas também em apresentar e defender argumentos de maneira lógica e convincente. A estrutura clara, a consistência argumentativa e a capacidade de propor uma intervenção ao problema apresentado são aspectos fundamentais.
Os estudantes muitas vezes encontram dificuldades em construir um texto que cumpra todas essas exigências. Desde a escolha do tema até a formulação dos argumentos e a conclusão eficaz, cada etapa do processo de escrita requer atenção especial e prática. Contudo, uma vez compreendida a mecânica do texto dissertativo-argumentativo, a tarefa pode se tornar bem menos intimidadora.
Este guia completo oferece uma introdução detalhada ao texto dissertativo-argumentativo, sua importância no Enem, a estrutura básica que deve ser seguida, e estratégias práticas para o desenvolvimento de cada parte do texto. Além disso, apresenta dicas para evitar erros comuns e exemplos práticos que ajudam a entender melhor como aplicar esses conceitos na prática.
Importância do Texto Dissertativo-Argumentativo no Enem
A redação é um componente essencial da prova do Enem, com peso significativo na pontuação final dos candidatos. O formato solicitado é o texto dissertativo-argumentativo, que avalia a capacidade dos estudantes de expor sua opinião sobre um determinado tema e defendê-la com argumentos coerentes. A escolha desse formato não é aleatória. Ela visa desenvolver competências específicas nos estudantes, como a habilidade de analisar criticamente informações, argumentar de maneira lógica e propor soluções.
Desde 1998, a prova de redação do Enem é projetada para avaliar cinco competências principais: conhecimento da escrita formal; compreensão e desenvolvimento de argumento; seleção, organização e relação de informações; uso de citações e referências; e elaboração de proposta de solução para o problema abordado. Cada uma dessas competências é avaliada de zero a duzentos pontos, totalizando mil pontos possíveis.
O impacto de uma boa nota na redação pode ser decisivo para o futuro acadêmico dos estudantes, especialmente para aqueles que almejam ingressar em universidades públicas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou programas como o Programa Universidade para Todos (ProUni). A habilidade de redigir um texto dissertativo-argumentativo eficaz pode ser o diferencial necessário para alcançar a graduação desejada.
Com isso em mente, a preparação para a redação do Enem deve ser levada a sério. Além de praticar a escrita frequentemente, é preciso entender em profundidade o que cada competência avaliada demanda e como atendê-las de forma satisfatória. Conhecer a estrutura recomendada e as melhores estratégias para desenvolver uma argumentação sólida são passos importantes nesse processo.
Estrutura Básica do Texto Dissertativo-Argumentativo
O sucesso na redação dissertativa-argumentativa passa invariavelmente pela compreensão de sua estrutura formal. A estrutura tradicional é composta por três partes essenciais: introdução, desenvolvimento e conclusão. Cada uma dessas partes desempenha um papel específico e inter-relacionado, que contribui para a coerência e a eficácia do texto como um todo.
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Introdução: A introdução tem como objetivo apresentar ao leitor o tema que será discutido. Nela, o autor deve contextualizar brevemente a questão e apresentar uma tese clara, que é a posição que defenderá ao longo do texto. Uma introdução eficaz é aquela que desperta o interesse do leitor e prepara o terreno para os argumentos que virão a seguir.
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Desenvolvimento: Esta é a seção onde o autor deve expor seus argumentos. Cada parágrafo de desenvolvimento deve abordar um único ponto, que reforça a tese apresentada na introdução. É importante utilizar dados, exemplos, e referências que sustentem cada argumento, propiciando uma argumentação lógica e persuasiva.
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Conclusão: A conclusão é a oportunidade de reafirmar a tese e resumir os principais argumentos utilizados ao longo do texto. Além disso, no contexto do Enem, é imperativo que se ofereça uma proposta de intervenção viável, que busque solucionar o problema destacado ao longo da redação. Esta proposta precisa ser detalhada o suficiente para demonstrar viabilidade e respeito aos direitos humanos.
Uma tabela comparativa das partes da estrutura do texto dissertativo-argumentativo pode ajudar a clarificar ainda mais esses componentes:
Parte | Função | Características Principais |
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Introdução | Apresenta o tema e a tese | Contextualização, clareza, e engajamento |
Desenvolvimento | Argumenta a favor da tese | Coerência, uso de dados e exemplos, e progressão lógica |
Conclusão | Reforça a tese e apresenta uma proposta de solução | Resumo dos argumentos, clareza, e sugestão de intervenção |
Como Desenvolver uma Tese
Uma tese é o ponto de partida de um texto dissertativo-argumentativo eficaz. Desenvolver uma tese clara e precisa é fundamental para guiar a argumentação e estabelecer o foco do texto. A criação de uma tese bem construída requer reflexão e deliberação, pois essa é a ideia central que o autor defenderá ao longo do texto.
Antes de formular uma tese, é importante compreender bem o tema proposto. Isso significa explorar diferentes ângulos e identificar o aspecto mais relevante que merece destaque. A tese deve, então, ser a expressão concisa de uma opinião ou posição que pode ser defendida com argumentos e evidências.
Ao desenvolver uma tese, é útil seguir algumas diretrizes:
- Seja claro e direto: A tese deve ser expressa em uma ou duas frases claras que captem a essência do posicionamento do autor.
- Tenha uma posição firme: Evite retórica vaga ou indecisa. A tese deve representar uma posição definida sobre o tema.
- Garanta a viabilidade do argumento: A tese deve ser respaldada por argumentos e dados suficientemente sólidos que suportem a discussão.
Desenvolver uma tese eficiente não é apenas sobre o que se escreve, mas também sobre como se escreve. É preciso assegurar que a tese esteja bem posicionada dentro da introdução, de maneira que o leitor capte imediatamente o objetivo da discussão.
Estratégias para Construir Bons Argumentos
Uma vez formulada a tese, o próximo passo é estruturá-la com argumentos sólidos e convincentes. Argumentar bem é um exercício de lógica e persuasão que envolve apresentar razões e dados que apoiem claramente a posição esboçada na tese. Construir argumentos de qualidade é fundamental para que o leitor se envolva com o texto e se alinhe à perspectiva do autor.
Existem várias estratégias que podem ser utilizadas para desenvolver bons argumentos:
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Usar dados e pesquisas: Citações de estudos ou dados estatísticos podem fornecer uma base sólida para os argumentos. Isso não apenas reforça a tese mas também demonstra que o autor pesquisou o tema a fundo.
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Apresentar exemplos concretos: Fornecer exemplos reais e específicos pode ilustrar de maneira poderosa o ponto de vista do autor, tornando o argumento mais palpável e acessível ao leitor.
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Refutar contradições: Antecipar e refutar possíveis objeções aos argumentos fortalece a linha argumentativa, mostrando que o autor considerou ângulos alternativos e os desvalidou.
É importante que cada argumento esteja estruturado de forma clara e progressiva, fluindo logicamente para construir um caso convincente. Dessa forma, o leitor poderá acompanhar o raciocínio e ser convencido pela clareza e consistência das ideias apresentadas.
Uso de Conectores e Coesão Textual
A coesão textual é essencial para que o texto dissertativo-argumentativo seja compreendido de maneira clara e fluida. Conectores textuais são palavras ou expressões que funcionam como ponte entre ideias, garantindo que frases e parágrafos estejam interligados de forma logicamente consistente. Sem esses conectores, um texto pode facilmente parecer fragmentado ou desconexo.
Os conectores podem ser categorizados conforme sua função, tais como:
- Adição: e, além disso, também, não só… mas também…
- Contraste: mas, porém, contudo, entretanto, no entanto…
- Causa e efeito: porque, portanto, assim, por conseguinte…
- Exemplificação: por exemplo, como, tal como…
- Conclusão: em suma, assim, finalmente, portanto…
O uso eficaz desses conectores requer cuidado. Por um lado, eles devem ser inseridos naturalmente no fluxo do texto, evitando exageros que podem torná-lo pesado ou artificial. Por outro, a variedade de conectores deve ser explorada, prevenindo a repetição excessiva de um mesmo termo.
Inserir sinônimos ou conjunções alternativas pode enriquecer o texto, demostrando domínio da linguagem e evitando monotonia. Conectores usados adequadamente tornam o argumento mais persuasivo, pois facilitam o entendimento e asseguram que cada parte do texto contribua coesivamente para a defesa da tese.
Como Desenvolver a Introdução
A introdução do texto dissertativo-argumentativo é a primeira impressão que o leitor terá do argumento proposto. Portanto, é fundamental que seja clara, interessante e forneça uma visão completa do que será discutido ao longo do texto. Criar uma introdução eficaz requer concentração no tema, no contexto e na tese.
Um bom ponto de partida é observar as seguintes etapas:
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Apresentar o tema: Começar introduzindo o assunto geral, proporcionando ao leitor uma visão ampla do tópico abordado. Isso pode incluir uma breve definição ou uma descrição dos aspectos mais relevantes relacionados ao tema.
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Contextualizar: Após introduzir o assunto, é importante situá-lo dentro de um contexto, seja ele histórico, social, ou cultural. Isso ajuda a despertar o interesse do leitor e destacar a importância da discussão proposta.
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Apresentar a tese: Finalizar a introdução com a formulação clara da tese. A tese deve ser a parte mais significativa da introdução, pois servirá de guia para o restante do texto. Assegure que ela seja específica e afirma o ponto de vista a ser abordado nos parágrafos seguintes.
A prática constante na escrita de introduções ajuda a consolidar a habilidade de captar rapidamente a atenção do leitor, estabelecer a direção do texto e esclarecer qual será o foco dos argumentos desenvolvidos.
Dicas para o Desenvolvimento dos Parágrafos
Enquanto a introdução estabelece as bases, o desenvolvimento dos parágrafos é onde a tese é defendida e explorada a fundo. Cada parágrafo de desenvolvimento deve ser tratado como uma unidade de argumento autossuficiente que contribui para a defesa do ponto de vista central. Planejar e estruturar os parágrafos com cuidado é essencial para manter a coerência e a força argumentativa do texto.
Para escrever parágrafos de desenvolvimento eficientes, considere as dicas a seguir:
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Comece com uma frase temática: Cada parágrafo deve começar com uma frase que expresse o ponto principal a ser discutido. Isso ajuda a direcionar o conteúdo subsequente e mantém o foco.
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Desenvolva a argumentação: Use o corpo do parágrafo para apresentar evidências, exemplos e análises que sustentam o ponto introduzido na frase temática. Garanta que as ideias sejam apresentadas de maneira contínua e logicamente articulada.
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Finalize com uma conclusão parcial: Ao terminar um parágrafo, amarre as ideias expostas e como elas se relacionam com a tese geral. Assim, o leitor terá uma visão integrada do argumento antes de passar para o próximo ponto.
Além disso, evite parágrafos excessivamente longos, pois podem confundir o leitor e diluir a força do argumento. Dividir parágrafos maiores em unidades menores e mais enfocadas aumenta a clareza e a persuasão do texto.
Estratégias para uma Conclusão Eficaz
A conclusão é a seção final do texto dissertativo-argumentativo e desempenha um papel crítico ao reafirmar a importância da tese e do debate. Mais do que simplesmente repetir os argumentos anteriores, a conclusão precisa oferecer uma síntese coerente e apresentar propostas efetivas de intervenção ao problema discutido, no contexto do Enem.
Algumas estratégias são úteis para desenvolver conclusões memoráveis:
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Resuma os principais pontos: Revise brevemente os argumentos principais de maneira que o leitor se lembre das razões que sustentam a tese.
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Reafirme a posição central: Sem ser redundante, reafirme a tese de forma convicente, destacando como os argumentos sustentam a visão proposta ao longo do texto.
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Proponha uma intervenção prática: No Enem, é preciso sugerir uma solução ou intervenção para o tema abordado, considerando aspectos como viabilidade e respeito aos direitos humanos. Detalhe como a intervenção pode ser implementada e quais seriam seus potenciais impactos.
Para assegurar a eficácia da conclusão, termine o texto com uma nota de reflexão ou chamada à ação, reforçando a relevância do tema discutido e encorajando o leitor a considerar sua própria posição sobre a questão.
Erros Comuns a Evitar
Escrever um texto dissertativo-argumentativo de qualidade envolve evitar uma série de armadilhas comuns que podem comprometer a clareza e a eficácia do texto. Familiarizar-se com esses erros é essencial para que o autor saiba como contorná-los e aprimorar sua escrita.
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Falta de clareza na tese: Quando a tese não está claramente definida, os argumentos podem parecer desorganizados ou sem foco. Dedique tempo para elaborar uma tese precisa desde o início.
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Uso excessivo de jargões ou linguagem rebuscada: Manter a simplicidade na escolha das palavras facilita a compreensão do texto. Evite jargões técnicos ou termos complexos desnecessários.
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Construção de parágrafos desorganizados: Parágrafos sem coesão interna, que pulam de uma ideia para outra sem transições claras, prejudicam a estrutura do texto. Use frases de transição e conectores adequados.
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Negligência com a revisão e a gramática: Erros gramaticais, tanto de pontuação quanto ortografia, podem degradar a percepção de qualidade do texto. Sempre revise o texto antes da entrega.
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Ausência de uma proposta de intervenção: No contexto do Enem, não propor uma solução prática e viável para o tema discutido resulta em perda de pontos cruciais. Planeje a solução antes de começar a escrever.
Ao evitar esses erros comuns e revisar minuciosamente a redação, os autores podem melhorar significativamente a qualidade da escrita e aumentar suas chances de sucesso nos exames.
Exemplos Práticos e Análise
Analisar exemplos práticos de textos dissertativo-argumentativos é uma excelente maneira de compreender como as recomendações teóricas se aplicam na prática. Abaixo estão algumas situações fictícias que ilustram como estruturar e desenvolver um texto nesse formato:
Exemplo 1: Tese clara, mas falta de argumento
Tema: O impacto da tecnologia na educação.
Tese: “A tecnologia tem potencial para revolucionar a educação ao facilitar o acesso à informação.”
Problema: O texto apresenta a tese de forma clara, mas não desenvolve argumentos suficientes ou exemplos concretos que sustentem a posição defendida. Falta integração de dados ou estudos que demonstrem o impacto específico sobre a educação.
Exemplo 2: Boa argumentação mas conclusão deficiente
Tema: O papel do governo na conservação ambiental.
Tese: “O governo deve ser o principal responsável por implementar políticas de conservação ambiental.”
Problema: O desenvolvimento lista dados e exemplos eficazmente, no entanto, a conclusão não propõe medidas práticas que o governo poderia adotar. Isso enfraquece a visão global do texto ao não concluir com um plano de ação.
Exemplo 3: Proposta de intervenção efetiva
Tema: A desigualdade de gênero no mercado de trabalho.
Tese: “Medidas legislativas e programas educacionais são fundamentais para combater a desigualdade de gênero no ambiente de trabalho.”
Solução: A conclusão detalha programas de incentivo educacional focados em carreiras sub-representadas por mulheres, além de propostas legislativas para fomentar a igualdade salarial. A intervenção é prática e cumpre os objetivos propostos.
A prática de análise de exemplos permite aos estudantes identificar tanto pontos fortes quanto possíveis áreas de melhoria em seus próprios textos, além de inspirar soluções inovadoras para questões similares.
Conclusão
Compreender e dominar a elaboração de um texto dissertativo-argumentativo é uma habilidade valiosa, especialmente no contexto das avaliações como o Enem. Um texto bem articulado não apenas facilita a compreensão do leitor como promove a clareza de pensamento e a capacidade argumentativa do autor. A prática contínua e a familiarização com a estrutura e as exigências desse formato são essenciais para alcançar a excelência.
Ao longo deste guia, abordamos elementos cruciais para a construção de um texto dissertativo-argumentativo: como formular uma tese clara, estruturar argumentos sólidos, e assegurar fluidez e coesão através do uso correto de conectores. Além disso, destacamos a necessidade de evitar erros comuns e propomos estratégias para tornar a introdução e a conclusão partes verdadeiramente eficazes do texto.
Lembramos ainda que um dos aspectos mais relevantes desta forma de escrita no Enem é a proposta de intervenção, que deve ser viável e respeitar os direitos humanos, realçando o compromisso do estudante em não apenas refletir sobre o problema, mas também em sugerir soluções responsáveis e práticas.
Recapitulando
- A tese é a parte central do texto e deve ser clara e defendida ao longo dele.
- Argumentos bem estruturados requerem dados, exemplos, e refutação de contradições.
- Conectores são essenciais para uma coesão textual eficaz.
- A introdução deve cativar o leitor e expor a tese de forma clara.
- Parágrafos de desenvolvimento devem seguir uma linha lógica clara.
- A conclusão deve reafirmar a tese e propor uma intervenção viável ao problema.
- Evitar erros comuns pode prevenir a perda de pontos valiosos.
- Exemplos práticos ajudam a compreender a aplicação das estratégias propostas.
FAQ
1. O que é um texto dissertativo-argumentativo?
Um texto dissertativo-argumentativo é um tipo de redação que combina exposição e argumentação. O autor deve apresentar um tema, posicionar-se sobre ele e desenvolver argumentos para apoiar sua tese.
2. Por que é importante no Enem?
O texto dissertativo-argumentativo é uma parte crucial do Enem, sendo fundamental para demonstrar habilidades de argumentação, organização de ideias e proposição de soluções.
3. Como estruturo minha introdução?
Inicie apresentando o tema, contextualize-o e finalize com uma tese clara que guiará o restante do texto.
4. Quais são boas práticas na argumentação?
Utilize dados, exemplos concretos e refute possíveis contra-argumentos para tornar sua argumentação mais persuasiva e sólida.
5. Como melhorar a coesão textual?
Empregue conectores adequados para garantir que suas ideias fluam bem e seus parágrafos estejam logicamente conectados.
6. O que não deve faltar na conclusão?
Além de resumir a argumentação e reafirmar a tese, a conclusão deve incluir uma proposta de intervenção prática para o problema.
7. Quais são erros comuns e como evitá-los?
Erros comuns incluem falta de clareza na tese, parágrafos desorganizados e ausência de revisão. Revisão e prática são fundamentais para evitá-los.
8. Como uma proposta de intervenção deve ser formulada?
Deve ser detalhada e viável, respeitando os direitos humanos e abordando diretamente o problema discutido no texto.
Referências
- Ministério da Educação. Manual do Candidato. Enem, 2023.
- Campos, L. Estrutura e Técnicas de Escrita Argumentativa. São Paulo: Editora Acadêmica, 2020.
- Silva, R. Escrita Acadêmica e Produção Textual. Rio de Janeiro: XYZ Editora, 2021.